Agendamento de carga e descarga: qual a importância para uma operação logística?

Na logística 4.0, a utilização de ferramentas que ajudem gestores a ter um controle maior sobre a operação de carga e descarga e toda a gestão de pátio, fornece dados e informações para facilitar a tomada de decisão e reduzir gargalos que afetam a produtividade.

Um sistema que auxilia gestores e acelera a produtividade é  o de agendamento de carga e descarga. 

E para conhecer mais sobre o conceito, a importância e como um sistema pode te auxiliar, vamos trazer neste conteúdo:


Menu de navegação

1 – O que é um agendamento de carga ou descarga

2 – Como funciona o agendamento de carga e descarga

3 – Qual a importância do agendamento

4 – Vantagens do agendamento de carga e descarga

5 – Boas práticas na operação

6 – Porque automatizar o agendamento de carga e descarga 


1 → O que é um agendamento de carga ou descarga

O agendamento de carga e descarga trata de toda a operação logística do pátio. Responsável pela descarga de materiais e pelo carregamento de veículos que sairão do pátio e seguirão uma rota de entrega.

Tem como objetivo organizar todo o fluxo logístico do pátio. Um serviço de agendamento torna tudo mais fácil e traz muitos benefícios (como veremos adiante) para a gestão de pátio.

2 → Como funciona o agendamento de carga e descarga

De maneira prática e intuitiva, um serviço de agendamento permite que fornecedores, transportadores ou operadores agendem e reservem as docas do pátio, separando horários de entrega em locais onde esse serviço esteja livre.

O ideal, em um processo de agendamento de carga e descarga, é poder:

  • conferir e emitir documentos necessários para a operação; 
  • ter visibilidade da disponibilidade das docas
  • organizar a movimentação de caminhões na fila das docas;
  • evitar estacionamento de veículos sem cadastro no interior das unidades;
  • relatórios que exibam todas as informações sobre o agendamento (realizados, planejados, cancelados, etc);
  • permitir que as transportadoras agendem horário para carga;
  • ter uma previsão assertiva da chegada dos veículos.

Na prática, ter um processo de agendamento torna a  entrada e saída de veículos dinâmica e livre das enormes filas do lado de fora.

Planejamento 

O agendamento de carga e descarga basicamente controla todo o fluxo de transição de mercadorias dentro do pátio. 

E para ter esse controle, é importante levarmos em conta que cada empresa possui uma realidade diferente. 

Sendo assim, antes de investir de imediato na otimização apenas do agendamento de carga, é bom analisar todo o fluxo logístico da empresa para não investir de cara na otimização do agendamento, sem antes saber se todo o restante das operações anda bem.

Com um planejamento você pode:

  • ter acesso às informações e dados importantes para melhorar a qualidade dos serviços prestados;
  • gerir com mais detalhes toda a rotina;
  • prevenir erros e perdas que impactam na economia da empresa;
  • integrar as etapas de ponta à ponta;

3 → Qual a importância do agendamento

Imagine uma operação logística de pátio.

Nela, existem diversas docas, galpões de mercadorias e operadores trabalhando de um lado para o outro. 

Agora imagine você, como gestor, dependendo de alguém responsável para conferir docas, notificar quais estão reservadas, aguardando documentações serem emitidas, entre tantas outras funções para dar continuidade ao fluxo logístico do pátio.

O sistema de agendamento elimina boa parte dessa dependência de terceiros. 

Ainda que seja importante inserir informações no sistema para ele fazer o restante do trabalho, a necessidade de ter sempre um operador responsável por cada parte da operação é finalmente eliminada.

Um grande exemplo são as segundas-feiras.

Geovani P. Carvalho, Executivo de negócios em logística da Trackage, explica que as segundas-feiras, assim como em períodos de fechamento e pós-inventário, a tendência é que tenham muitos caminhões do lado de fora, gerando uma fila de espera enorme.

O motorista sabe que se não estiver entre os primeiros da fila, terá que perder um dia inteiro para descarregar a mercadoria. Isso ocasiona um amontoado de veículos do lado de fora logo pela manhã.

Com um sistema de agendamento, é possível distribuir de forma equilibrada todas essas entregas, sem precisar lidar com filas e multas por conta da Lei nº 13.103/15, que estipula um limite de até cinco horas para os caminhões permanecerem no local de destino.

4 → Vantagens do agendamento de carga e descarga

O agendamento de carga e descarga, por si só, já contribui muito para acabar com os gargalos de um serviço que era manual e cheio de falhas, mas vamos listar aqui algumas das principais vantagens de ter um sistema de agendamento.

  • Indicadores precisos para tomadas de decisões;
  • Horários planejados de maneira automatizada conforme os agendamentos surjam;
  • Redução de filas e aglomerações de veículos do lado de fora, evitando problemas com a legislação e com o meio ambiente;
  • Redução drástica do trabalho manual;
  • Cumprimento de metas de recebimento;
  • Possibilidade de realocação de equipes internas, em caso de ociosidade;
  • Redução da jornada de trabalho;
  • Redução drástica de custos gerais e gastos com diárias de motoristas e multas;
  • Boa sincronização da produção, garantindo que a cadeia de suprimentos funcione;
  • Cumprimento dos prazos estipulados para os clientes;
  • Emissão de documentos fiscais pelo próprio sistema;

5 → Boas práticas na operação

Invista no time

É claro que o sistema automatizado de agendamento elimina uma boa parte do trabalho manual desnecessário, mas é importante continuar olhando para a equipe operacional como peça fundamental para o funcionamento de todo o fluxo logístico.

Capacitar o time para o uso de novos softwares, como o de agendamento, é uma forma de garantir que a ferramenta será usada da melhor forma, extraindo o máximo de sua funcionalidade.

Escolha o veículo certo

É importante ter a noção de que nem todo veículo foi feito para comportar todo tipo de mercadoria. Isso ocorre por diversos motivos, como espaço, condição de armazenamento, climatização adequada (dependendo do produto), entre outros.

Por isso é necessário escolher o veículo mais adequado da frota para garantir que não só a viagem seja tranquila e livre de problemas, como também que o produto chegue ao destino final nas mesmas condições em que saiu da doca.

Use um YMS

Já falamos nesse artigo sobre a importância do YMS (Yard Manager System ou Sistema de Gestão de Pátio) na gestão de pátio e todas suas características, mas nunca é tarde para frisar o impacto que ele tem em todo o fluxo logístico.

Aqui na Trackage, por exemplo, o uso do Maestro tem ajudado grandes empresas a fazer da sua gestão de pátio algo muito mais prático, funcional e orgânico. Dentro do software, a função de agendamento de carga e descarga já vem como principal recurso.

No vídeo abaixo, Lilio Rocha (evangelista de inovação da DHL), fala sobre o YMS Maestro funcionando dentro da operação.

Use um ERP

A cereja do bolo ao utilizar um sistema de agendamento de carga e descarga automatizado, é justamente poder integrá-lo a um ERP.

Isso deixa todo o fluxo logístico mais orgânico, fazendo com que tudo funcione em conjunto.

Com o ERP, ou Enterprise Resource Planning (Sistema de Gestão Empresarial), todas as informações geradas são reunidas em um mesmo local, de forma centralizada, facilitando a troca de informações e gerando análises de forma automatizada e mais eficiente.

6 → Porque automatizar o agendamento de carga e descarga

Impacto na produtividade

Usar os membros da equipe para atender chamadas e responder e-mails de agendamento ao longo de todo o dia, é ineficiente. E isso não é só para o gestor, mas também para transportadoras e fornecedores.

É frustrante para os dois lados ter que ligar várias vezes no dia ou esperar por horas pela resposta de um e-mail.

Com um sistema de agendamento automático, as equipes de depósito podem gerenciar com mais eficiência seus compromissos de doca e planejar seus recursos.

Evite taxas

Um longo tempo de permanência nos armazéns resultam em impactos para as próximas remessas programadas, e as taxas de detenção normalmente não compensam os custos de uma coleta ou entrega perdida.

O agendamento automatizado ajuda a distribuir os horários de chegada dos caminhões entre as horas de operação. 

Isso evita que vários caminhões entrem na fila ao mesmo tempo e sofram com longas horas de espera. Uma ferramenta de agendamento também permite que os armazéns façam check-in e check-out de caminhões para saber se eles estão chegando no horário e quanto tempo estão na instalação.

Tenha visibilidade

Em um armazém sem agendamento de doca automatizado, há limitação de visibilidade do tráfego de entrega de entrada e saída. 

Sem saber o número de caminhões, a quantidade de produtos ou os tipos de produtos que chegam, é quase impossível construir um cronograma eficiente. 

Em vez disso, os líderes de armazém precisam fazer o melhor palpite ou são forçados a sempre ter mão de obra suficiente disponível para lidar com a demanda máxima.


O uso de uma ferramenta como o YMS é importante e contribui muito para todo o funcionamento do fluxo logístico do pátio.

Mas o principal impacto está na funcionalidade de agendamento de carga e descarga, que quando automatizada, permite que a operação não apenas funcione da maneira correta, mas também trabalhe em conjunto com as demais áreas.

É a logística 4.0 provando cada vez mais que a tecnologia veio para ajudar o gestor, os fornecedores e os clientes de forma inteligente e equilibrada.


Leia também:

O que é Logística e como otimizar a performance com um YMS

O que é logística reversa e como aplicar

Deixe um comentário